top of page

ESPIGÕES DA PRAIA DE IRACEMA E O PORTO DO MUCURIPE 

Seja para conter o avanço do mar ou para trazer opções de lazer como a prática de esportes e a pesca esportiva, os espigões fazem parte da paisagem da cidade e viraram ponto de encontro para amigos, famílias e casais.

Da praia da Barra ao Serviluz, a orla de Fortaleza conta com 15 espigões.  

 

Espigão Serviluz

A principal atividade aqui é a pesca. A movimentação é constante, os pescadores chegam sozinhos e em grupos, a pé e de bicicleta. Percorrem os 700 metros de extensão do espigão à procura do melhor ponto para descer as pedras e chegar perto das águas do Titanzinho.

A Praia de Iracema, entretanto, sofreu com o avanço do mar, após a construção do Porto do Mucuripe na década de 1950. Sobre esse episódio, que modificou a paisagem local, o poeta e cantor Luiz Assunção cunhou ao local o título de "a praia dos amores que o mar carregou" 

O Porto do Mucuripe é um dos principais portos da navegação de cabotagem do Brasil em movimentação de cargas. Getúlio Vargas, com o Decreto-Lei 544, de 7 de julho de 1938, decidiu sobre a localização do novo porto de Fortaleza definindo a Enseada do Mucuripe como o novo local. No ano seguinte, 1939, foi instalado o canteiro de obras para construção do primeiro trecho de cais. Foram construidos 426 metros de cais acostável ao Porto de Fortaleza pela Companhia Nacional de Construções Civis e Hidráulicas. 

bottom of page