top of page

Com praias retas de areia branca e batida, a praia de Icaraí no município de Caucaia, no Estado do Ceará, ainda durante os anos 60 era conhecida como praia do Caraçuí. Na época, frequentada apenas pelos índios Caucaia. 

Localizada a 20km da capital cearense, as praias do município atraem diversos turistas. Os seus 28km de litoral, abrangem as praias do Icaraí, Iparana, Pacheco, Tabuba e Cumbuco, no qual podemos encontrar diversos condomínios, casas de veraneio e vilas de pescadores. 

​

Entretanto, a partir dos anos 70/80, diante do desenvolvimento da região metropolitana, houve a necessidade de construções residenciais de veraneio para a população de Fortaleza nas praias do litoral Oeste. Impulsionado pela criação de novas rodovias que interligam a capital com a cidade interiorana, o fluxo de turistas aumentou, fazendo com que as estruturas do espaço urbano sofressem modificações.

​

​

​

WhatsApp Image 2019-12-02 at 21.26.58.jp

PONTO TURÍSTICO

Nos anos de 1990 até 2000 ocorre uma explosão no imobiliário da região, contudo, devido à falta de uma legislação rígida no município de Caucaia, alguns imóveis na praia do Icaraí não respeitaram o limite da faixa de praia. Durante o período áureo de vilegiatura, condomínios super luxuosos foram construídos no perfil ativo da praia; dentre eles, podemos destacar: Super Quadra Klim (1980); Super Quadra Morada do Sol Nascente (1980); Residencial Ypacaraí (1985); Icaraí Atlantic Village (1990); e Panorama Privée (1990). 

​

Nesse contexto, a praia do Icaraí sofre atualmente um intenso processo de erosão, associado à falta de organização do desenvolvimento das atividades antrópicas, como urbanização acelerada e desordenada, indústrias e turismo não sustentáveis. Estudos mostram que a erosão iniciou na década de 50  com as intervenções no litoral de Fortaleza através da construção do Porto do Mucuripe. Este fator somado à exploração constante de seus recursos, à falta de cuidado da população local e a ausência de fiscalização mais rigorosa pelos órgãos ambientais, resultou em intenso processo de erosão e progradação costeira. 

bottom of page